A Biblioteca Florestan Fernandes possui um acervo extremamente rico e diversificado formado inicialmente pelas bibliotecas departamentais, cátedras e centros de pesquisas. 

Em 1985 deu-se início a um trabalho voltado à coleta e inserção no acervo de obras publicadas por docentes da casa que são catalogadas com destaque no Banco de Dados Bibliográficos da USP – DEDALUS – módulo da Produção Intelectual e Artística. Neste módulo temos, até o momento, 57.928 itens catalogados contendo diversos tipos de materiais: livros, trabalhos publicados em anais de congresso, artigos de periódicos nacionais e internacionais, resenhas, entrevistas entre outros. 

A Biblioteca Florestan Fernandes decidiu então dar uma atenção especial aos livros publicados por docentes da FFLCH, criando o projeto “Florestan Memória” que consiste na produção de uma encadernação especial para garantir uma maior preservação desse rico material permitindo que ele possa chegar às gerações futuras. 

Como critério inicial selecionamos obras do nosso patrono o professor Florestan Fernandes e também de professores(as) eméritos(as) da FFLCH. É importante destacar que o critério adotado não é rígido, pois a Biblioteca se depara cotidianamente com títulos únicos e premiados e, assim, dentro da disponibilidade orçamentária, acrescentará mais autores e autoras neste projeto.

 Em deferência à qualidade de nossa produção intelectual é que idealizamos esse projeto, pois a Biblioteca deseja preservar as ideias, conceitos, opiniões expressados nos livros que certamente marcam a presença da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo nos cenários nacional e internacional. 

É motivo de orgulho para a Biblioteca Florestan Fernandes abrigar esse acervo em seus espaços.