Bases de Dados

As Bases de Dados assinadas pela USP ou pela Capes são de acesso restrito a partir de equipamentos localizados nas Unidades USP ou através de conexão VPN para acesso remoto (exclusivo para alunos e servidores USP). Instruções em: http://www.biblioteca.fflch.usp.br/vpn

O acesso ao conteúdo das bases, em alguns casos, poderá ser parcial devido ao pacote de assinatura firmado pela USP e Capes com os fornecedores, ou mesmo dos fornecedores com os editores das publicações. Clique no título da Base para acessá-la.


Pesquise nas Bases de acordo com as áreas de interesse da FFLCH:

Descrição

A USP assina o serviço GedWeb para acesso a mais de 16 mil normas ABNT e mais de 600 normas do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como INMETRO, ANEEL, ANVISA, entre outros. O acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb são restritos à comunidade USP, ficando proibida sua distribuição por quaisquer meios. 

Áreas de Interesse:Multidisciplinar.

Esta base de dados multidisciplinar fornece o texto completo de mais de 4.600 periódicos, sendo que 3.900 títulos foram analisados por especialistas. Além disso, são fornecidas referências citadas pesquisáveis para mais de mil títulos. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

AgeLine tem foco exclusivamente na população com mais de 50 anos e questões de envelhecimento. Indexa mais de 200 revistas, livros, capítulos de livros e relatórios, em gerontologia social e inclui conteúdo relacionado a envelhecimento nas ciências biológicas, psicologia, sociologia, assistência social, economia e políticas públicas.

Áreas de Interesse:Antropologia, Sociologia.

Apresenta a coleção completa dos Annual Reviews com acesso a artigos de revisão da literatura científica em um determinado campo de estudo, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Ciência Política, Linguística, Sociologia.

Base de dados referencial, mantida pela Royal Anthropological Institute em cooperação com o Museu Britânico, indexa cerca de 4.000 títulos de periódicos e filmes, abrangendo todos os ramos e áreas da antropologia. Os registros vão de 1957 até o presente.

Áreas de Interesse:Antropologia.

A base de dados apresenta referências com resumos de artigos de mais de 500 periódicos, de mais de 16 países, incluindo o Reino Unido e os EUA. 

Áreas de Interesse:Sociologia.

Os documentos cartográficos foram produzidos e acumulados pelo Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC)  entre o século XIX e o  século XX. Refere-se majoritariamente a questões territoriais, contribuindo para o resgate da memória de diversas regiões do Estado de SP.

Áreas de Interesse:Mapas.

A Art & Life in Africa, com textos completos e imagens, é o produto dos esforços de colaboração de acadêmicos, técnicos, colecionadores e instituições ao redor do mundo. 

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes.

Apresenta artigos de texto completo de mais de 300 periódicos e resumos de mais de 600 periódicos, bem como indexação e resumos de mais de 13 mil dissertações de arte. A indexação de quase 200.000 reproduções de arte fornece exemplos de estilos e movimentos de arte, incluindo obras de artistas emergentes. Abrange arte fina, decorativa e comercial, fotografia, cinema, arquitetura, arte popular e influências culturais

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes.

Interface de busca unificada para mais de 3.000 repositórios de acesso aberto provenientes de instituições do mundo inteiro, para pesquisa de materiais acadêmicos, incluindo teses e dissertações.

Áreas de Interesse:Teses e Dissertações.

Coordenada pelo IBICT, é um repositório que reúne centenas de teses e dissertações de universidades de todo o país. Oferece às universidades uma opção de sistema online para armazenamento de suas teses e dissertações.

Áreas de Interesse:Teses e Dissertações.

Disponibiliza na internet o texto completo de teses e dissertações, difundindo o conhecimento produzido pela USP através dos trabalhos defendidos. Está associada aos bancos de teses NDLTD e ao IBICT.

Áreas de Interesse:Teses e Dissertações.

Permite acesso a mais de 100 mil verbetes sobre conhecimento em geral e a biografias de mais de 50 mil pessoas do mundo inteiro, além de artigos com texto completo de mais de 700 periódicos internacionais.  Acesso pelo Portal CAPES - Bases.

Áreas de Interesse:Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Literatura.

Base multidisciplinar, possui uma coleção de publicações periódicas, com o texto completo dos artigos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. 

Áreas de Interesse:Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Sociologia, Teologia/Religião.

O Consórcio de Informações Sociais (CIS), mantido pelo Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, é um sistema de intercâmbio de informações científicas sobre a sociedade brasileira. Tem como objetivo oferecer dados qualitativos e quantitativos resultantes de pesquisas sobre varios aspectos da vida social no Brasil. O CIS oferece não só bancos de dados mas também a literatura científica já produzida com seu uso.

Áreas de Interesse:Sociologia.

Esta base de dados de mapas históricos possui mais de 71.000 mapas e imagens online e inclui mapas raros do mundo todo.  A busca é feita por categorias: o quê, onde, quem, quando. A coleção é usada para estudar história, arte, genealogia, explorações, e história familiar.

Áreas de Interesse:Mapas.

Textos completos de artigos de periódicos internacionais. Reúne sites com periódicos de acesso gratuito.

Áreas de Interesse:Multidisciplinar.

Constituída por centenas de títulos escritos durante os séculos XVI e XVII, incluindo documentos papais, decretos sinodais, manuais de confessores, comentários bíblicos, tratados teológicos, obras litúrgicas, manuais inquisitoriais, vidas de santos e obras de devoção. Acesso pelo Portal CAPES - Bases.

Áreas de Interesse:Teologia/Religião.

Biblioteca de textos clássicos protestantes destinada a historiadores, teólogos, cientistas políticos, sociólogos e demais estudiosos interessados nos movimentos sociais e religiosos dos séculos XVI e XVII. Acesso pelo Portal CAPES - Bases.

Áreas de Interesse:Teologia/Religião.

Texto completo de livros eletrônicos de acesso aberto.

Áreas de Interesse:Multidisciplinar.

Base de dados com mais de 9.000 periódicos de acesso aberto em todas as áreas do conhecimento.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Apresenta o texto completo de livros eletrônicos.

Áreas de Interesse:Multidisciplinar.

O Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Biblioteca de Periódicos Eletrônicos) agrupa revistas científicas e acadêmicas de acesso livre e texto completo. Foi desenvolvido na Universitätsbibliothek-Regensburg com a Universitätsbibliothek der Technischen Universität München (Munique).

Áreas de Interesse:Multidisciplinar.

Apresenta textos completos de periódicos, a maioria em língua francesa, abrangendo as bases Èrudit, Persée, NRC Research Press e UNB Libraries (Canadá). Reúne publicações das instituições Université de Montréal, Université Laval, Université du Québec à Montréal. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Literatura, Multidisciplinar, Sociologia, Teologia/Religião.

Oferece acesso a recursos digitais de museus, bibliotecas, arquivos e coleções audiovisuais da Europa. Livros, manuscritos, pinturas, filmes, peças de museu e registros de arquivos sobre a cultura europeia foram digitalizados e disponibilizados para o público.

Áreas de Interesse:Artes, Geografia, História, Literatura.

Mais de 150 mil livros digitalizados, artigos, panfletos, ensaios e outros documentos publicados nos campos de história, literatura, religião, direito, belas artes, ciências e outros temas correlatos. 

A FFLCH tem acesso permanente às seguintes bases de dados da GALE, pois esses títulos foram comprados (acesso somente nas dependências da Unidade FFLCH-USP):

Gale Virtual Reference Library

News Vault

Artemis Primary Sources

17th and 18th Century Burney Collection 

Archives Unbound 

The Economist Historical Archive, 1843-2012 

Eighteenth Century Collections Online (ECCO)

The Making of the Modern World

Slavery and Anti-Slavery: A Transnational Archive 

State Papers Online 

Sabin Americana, 1500-1926

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, História, Literatura, Sociologia, Teologia/Religião.

Desenvolvido pela BNF - Biblioteca Nacional da França, proporciona acesso online a milhões de documentos e download gratuito a livros, manuscritos, mapas e plantas, gravuras, fotografias, cartazes, imprensa, jornais e revistas.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Mapas, Multidisciplinar, Sociologia, Teologia/Religião.

Desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, a base de dados GEOBANK possui informações geocientíficas: bases de afloramentos, recursos minerais, litoestratigrafia, mapas, projetos de geofísica e geologia.

Áreas de interesse: Geociências

Áreas de Interesse:Geografia, Mapas.

Base de mapas digitalizados do acervo do Instituo de Geociências da USP.

Áreas de interesse:Geociências.

Áreas de Interesse:Geografia, Mapas.

Base de dados desenhada para proporcionar acesso a bancos de dados georreferenciados, produtos cartográficos e metadados relacionados, obtidos de uma variedade de fontes. Proporciona acesso a uma vasta seleção de mapas, imagens de satélites, estatísticas e outras informações espaciais.

Áreas de Interesse:Geografia, Mapas.

A GeoScienceWorld (GSW + GeoRef) oferece pesquisa em artigos completos de mais de 40 periódicos publicados por sociedades geocientíficas do mundo. Com textos completos e referenciais com resumos, inclui artigos de periódicos, livros, mapas, tabelas, imagens e teses. 

Áreas de interesse:Geociências.

Áreas de Interesse:Geografia, Mapas.

Cobre a história do mundo (excluindo Estados Unidos e Canadá) desde 1450 em diante, incluindo história militar, história das mulheres e história da educação. Oferece indexação seletiva de mais de 2.300 periódicos científicos em mais de 40 idiomas, desde 1955, com mais de 800 mil registros e acesso ao texto completo de mais de 349 periódicos científicos e mais de 120 livros.

Áreas de Interesse:História.

Possui cartas, atlas, imagens, informações ambientais, estudos e análises, bem como mapas regionais, municipais, estaduais, do Brasil e do mundo.

Áreas de Interesse:Geografia, Mapas.

Permite avaliar e comparar periódicos utilizando dados de citações extraídas das revistas indexadas pela Web of Science. Pelo JCR é possível verificar os periódicos mais citados pela comunidade científica de uma determinada área do conhecimento por meio do Fator de Impacto (2001-2010). Tutorial.

Áreas de Interesse:Multidisciplinar.

É um consórcio entre instituições de ensino e pesquisa para manutenção e ampliação de um arquivo eletrônico de periódicos, dividido em várias coleções de áreas do conhecimento específicas. O acesso aos títulos é variável conforme o período de abrangência de cada título e de acordo com a coleção assinada. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Especializada em periódicos científicos editados nos países Iberoamericanos: América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Oferece também informação sobre periódicos temáticos sobre a América-latina editados fora da região. O sistema é fruto da cooperação entre diferentes instituições de 23 países.

Áreas de Interesse:Artes, Linguística, Literatura.

Apresenta literatura internacional pertencente à área de linguística e disciplinas relacionadas das ciências da linguagem. Os documentos indexados incluem artigos de periódicos, resenhas de livros, livros, capítulos de livros, dissertações e "working papers". Acesso pelo Portal CAPES - Bases.

Áreas de Interesse:Línguas, Linguística.

Contém mais de 62 mil títulos incluindo livros, periódicos, panfletos, ensaios provenientes das bibliotecas Goldsmiths' Library of Economic Literature e a Kress Library, cobrindo o período de 1453 a 1914. 

Áreas de Interesse:Ciência Política, Geografia, História, Teologia/Religião.

O site contém um vasto arquivo de textos de diversos filósofos em várias línguas.

Áreas de Interesse:Filosofia.

Base de dados referencial com mais de 2 milhões de registros nas áreas de Línguas e Literatura, Linguística e Folclore. Com cobertura internacional, indexa artigos de periódicos, monografias, livros, teses e dissertações, trabalhos de congressos e conferências e outros documentos publicados a partir de 1665. O período disponível online é de 1926 até a presente data. Acesso através do Portal Capes.

Áreas de Interesse:Línguas, Linguística, Literatura.

Project Muse reúne uma seleção de periódicos especializados na área de Ciências Humanas. Proporciona ao pesquisador acesso ao texto completo de títulos em Economia, Educação, Linguística, Ética, Ciência e Teoria política, Sociologia, Filosofia, Artes, entre outras.

Áreas de Interesse:Artes, Ciência Política, Filosofia, Linguística, Sociologia.

NDLTD é um repositório internacional que reúne o conteúdo de outros repositórios de teses e dissertações, com texto completo, provenientes de diversos países do mundo.

Áreas de Interesse:Teses e Dissertações.

Base de acesso aberto onde é possível encontrar mais de 1 milhão de teses e dissertações publicadas no mundo todo.

Áreas de Interesse:Teses e Dissertações.

Base desenvolvida pela Oxford University Press, apresenta texto completo de publicações periódicas cobrindo as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Persée é um programa de editoração eletrônica de periódicos científicos em ciências humanas e sociais de língua francesa. É uma iniciativa do Ministério da Educação da França e de um consórcio de Universidades francesas.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

É uma biblioteca virtual que cobre todas as áreas do conhecimento e conta com um acervo de mais de 37 mil publicações periódicas com texto completo, além de livros, teses e dissertações, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas, conteúdo audiovisual e centenas de bases de dados.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Coleção de teses e dissertações de acesso aberto com texto completo. 

Áreas de Interesse:Teses e Dissertações.

Idealizado pela Universidad Autónoma de México (UNAM), promove o acesso a literatura científica publicada em periódicos editados nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, contribuindo para sua internacionalização.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Sociologia.

Coleção com mais de 6 milhões de páginas de 29 mil obras, contém trabalhos sobre as Américas publicados em todo o mundo. Incluem-se livros, panfletos, folhetins e documentos sobre exploração, comércio, colonialismo, escravidão e abolição, movimento ocidental, nativos americanos, ações militares, guerra civil americana, religião. 

Acesso somente nas dependências da Unidade FFLCH.

Áreas de Interesse:Ciência Política, História, Sociologia.

Coleção de periódicos com acesso ao texto completo nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Disponibiliza textos completos de publicações eletrônicas de periódicos científicos. O Modelo SciELO é o produto da cooperação entre a FAPESP, BIREME, instituições nacionais e internacionais e editores científicos.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Estão disponíveis textos completos de publicações da Elsevier e de outras editoras científicas (livros e periódicos), cobrindo diversas áreas do conhecimento, entre elas Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Base de dados multidisciplinar contendo resumos e citações, com links externos para o texto completo, se disponível para a USP. Indexa mais de 21 mil periódicos, de 5 mil editores internacionais. Os textos completos de revistas assinadas pelo Consórcio CRUESP/Bibliotecas (USP/UNESP/UNICAMP) poderão ser  visualizados clicando em "Buscar na USP" ou em "View at Publisher".  Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Base com acesso a mais de 3 milhões de páginas sobre escravidão e abolição. São livros, manuscritos, publicações seriadas, registros de tribunais, artigos de referência, enciclopédias. Coleções publicadas em parcerias com o Centro de Pesquisa Amistad, a Bibliothèque Nationale de France, a British Library, o Arquivo Nacional em Kew, Oberlin College, University of Miami e outras instituições.

Áreas de Interesse:Antropologia, História.

SSRN é um repositório de acesso aberto dedicado à rápida disseminação da pesquisa acadêmica no campo das ciências sociais e humanas. O SSRN eLibrary consiste de duas partes: um  banco de dados contendo resumos de mais de 675.000 trabalhos acadêmicos e uma coleção de mais de 570.000 documentos com texto completo para download em formato pdf. 

Áreas de Interesse:Antropologia, Ciência Política, Sociologia.

A base de dados fornece uma cobertura bibliográfica de pesquisa atual com foco no trabalho social, serviços humanitários e áreas afins, incluindo o bem-estar social, política social e o desenvolvimento comunitário. A base de dados resume e indexa milhares publicações em série e inclui resumos de artigos de periódicos, dissertações, citações e críticas literárias.

Áreas de Interesse:Sociologia.

Base de dados abrangente em pesquisa de sociologia. Contém o texto completo de 860 periódicos científicos especializados que remontam a 1908. Esta base de dados também inclui o texto completo de mais de 830 livros e monografias e de mais de 16.800 documentos de conferências. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Ciência Política, História, Planejamento Urbano, Sociologia.

Base referencial com resumos. Mais de 1.700 títulos de periódicos, livros, capítulos de livros, dissertações e trabalhos apresentados em congressos: demografia e biologia humana; sociologia rural e urbana; estudos sobre poder e violência; serviços de assistência social; estudos sobre a mulher; fenômenos das massas e interações políticas; uso, abuso e a dependência das drogas. 

Áreas de Interesse:Sociologia.

Obra de referência acadêmica e dinâmica. É uma enciclopédia online colaborativa na qual cada artigo é atualizado regularmente por um ou vários especialistas da área em questão, sendo os verbetes submetidos a revisão por pares. Um comitê de especialistas compõe o corpo editorial que avalia os artigos antes da publicação.

Áreas de Interesse:Filosofia.

O Thesaurus Linguae Graecae (TLG ®), fundado em 1972, representa o primeiro esforço em Humanidades para criar uma biblioteca digital abrangente da literatura grega desde a antiguidade até o presente. Desde a sua criação, o projeto coletou e digitalizou a maioria dos textos escritos em grego de Homero (8 AC) até a queda de Bizâncio no ano de 1453. Contém mais de 105 milhões de palavras de mais de 10 mil obras associadas com 4.000 autores. É necessário habilitar pop-up.

Áreas de Interesse:Línguas, Linguística, Literatura.

Fonte de informações detalhadas sobre mais de 300.000 periódicos de todos os tipos: revistas acadêmicas, eletrônicas, revisados por pares, revistas populares, jornais e boletins informativos. Além de fornecer todos os dados de edição dos periódicos, indica em quais bases de dados os títulos aparecem. Se a USP possuir assinatura das bases indicados, pode-se ter acesso ao texto completo dos artigos. Tutorial.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Inclui registros bibliográficos cobrindo áreas relacionadas a estudos urbanos, desenvolvimento de comunidade, história urbana e outras áreas de relevância. O índice contém mais de 113.000 registros selecionados das fontes mais importantes na disciplina.

Áreas de Interesse:Planejamento Urbano, Sociologia.

Apresenta referências com resumos de periódicos de todas as áreas do conhecimento, com links externos para acesso ao texto completo dos atigos, se disponíveis para a USP. É possível ver quais são os trabalhos citados por determinado artigo, ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e onde (1900-presente). Ao acessar a base, selecionar: Principal Coleção do Web of Science.

Áreas de Interesse:Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.

Artigos e capítulos de livros com texto completo cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Áreas de Interesse:Antropologia, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião.